Monitoramento
É extremamente impotante conhecer e acompanhar o perfil de consumo de energia elétrica de uma empresa, em seus diversos aspectos:
Consumo ativo
Consumo reativo
Fator de potência
Demanda e outros pertinentes
Embora as concessionárias procurem fortemente aperfeiçoar os mecanismos de coleta e tratamento de dados, erros são possíveis e nem sempre de fácil observação.
A implantação de um sistema de monitoramento permanente, seja através do cumprimento de uma rotina de leitura, seja através de interfaces com o medidor, permite que ações adeaquadas sejam prontamente adotadas.
Manter um departamento voltado exclusivamente para este fim, aliado aos custos de aquisição de "know-how", torna esta uma tarefa pouco realizável na maioria das empresas.
Quando bem monitoradas atitudes como restabelecimento do sistema de compensação reativa podem ser tomadas com o mínimo de custos pagos a título de excedentes, o que só seria possível após a avaliação da fatura de energia e desde que alguem com conhecimento suficiente pudesse ter acesso à fatura, o que certamente causaria custos não aceitáveis.