EMAIL: atendimento@engeletrica.com.br | Atendimento Horário Comercial: 11 2084-9100 | Plantão Emergências: 11 2911-6481

Remendações de Segurança


Objetivo

Este capítulo se destina a esclarecer os interessados quanto aos procedimentos voltados ao campo da segurança no trabalho e constitui em recomendações que a AES ELETROPAULO apresenta como simples colaboração, uma vez que as instalações elétricas de propriedade dos clientes são operadas e mantidas sob sua responsabilidade.


1. Equipamentos de Segurança

As SEE devem ser providas, no mínimo dos seguintes equipamentos para proteção dos operadores:

1.1. Manga de borracha isolante, classe de tensão nominal;

1.2. Luvas de borracha isolante, classe 2 (17kV) ou classe 3 (26,5kV), para serem utilizadas em postos onde a tensão nominal é de 13,8kV ou de 23kV, conforme NBR-10622;

1.3. Protetor facial ou óculos de segurança, conforme portaria 3214/78 NR-06;

1.4. Capacete de segurança Classe B, conforme NBR-8221/83;

1.5. Bastão de Manobra com isolação adequada à condição de trabalho, conforme NBR-11854/92;

1.6. Estrado isolado, composto de madeira ou material não condutor (componentes metálicos) e tapete de borracha isolante;

1.7. Calçado de proteção contra riscos de origem elétrica, conforme portaria 3212/78 NR-06.

Nota1 : Todos os equipamentos de segurança devem ser conservados limpos, em condições de uso e os seus respectivos ensaios dielétricos devem estar dentro do prazo de validade.

Nota2 : As luvas de borracha isolante, durante o uso devem estar protegidas por luvas de couro (cobertura) a elas sobrepostas.

Nota3 : Os trabalhadores devem fazer uso de vestimentas adequadas às atividades sendo considerada a condutibilidade, inflamabilidade e influência eletromagnéticas.

Nota4 : Os trabalhadores que estarão desenvolvendo atividades, não poderão usar adornos (relógio, aliança, anéis e outros), cabelos longos e fumar.

Nota5 : Devem ser atendidos os requisitos da portaria 3214/78 NR-10.

2. Sinalização

Os ambientes devem possuir sinalização de segurança progressiva, placas de advertência com os dizeres em português.

Os ambientes devem possuir cartões de impedimento de equipamentos.

Os ambientes devem possuir equipamentos de travamentos "block-out".

Todos os comandos elétricos e mecânicos devem ser identificados, quando a sua serventia e riscos.

O local deve ser isolado por barreiras físicas (grades, placas de advertência, cones, fitas, e sinalizadores luminosos).

3. Cuidados na Execução de Manobras Elétricas

A fim de facilitar a execução de manobras operativas, deve ser colocado em lugar bem visíveis, um quadro com o diagrama das instalações elétricas e instruções de comandos.

Os serviços de operação (manobras), bem como os serviços de manutenção, vistorias e reparos, somente devem ser executados por profissionais treinados, habilitados e autorizados.

As pessoas responsáveis pela execução desses serviços devem observar as seguintes condições de segurança:

3.1. Planejar os serviços e seguir rigorosamente as recomendações operativas estabelecidas pelo fabricante dos equipamentos;

3.2. Certificar-se antes de executar qualquer manobra, se todos os requisitos de segurança estão atendidos;

3.3. Verificar o estado de conservação em que se encontram os equipamentos de segurança, testando-os antes de usá-los;

3.4. Em toda, e qualquer, ,manobra deve ser feita com o uso de luvas de borracha isolantes com suas respectivas luvas de proteção, além de fazer uso do estrado isolado (mesmo as que são feitas por meio de volante ou alavanca), pois o emprego de apenas um só desses equipamentos de segurança é considerado insuficiente;

3.5. Ter em mente que as chaves seccionadoras nunca devem ser operadas com carga(a menos que as chaves sejam dos tipos que possuem dispositivos de abertura em carga);

3.6. Informar às AES ELETROPAULO com antecedência os trabalhos de manutenção que serão realizados.

Nota: Quando houver utilização de gerador particular, observar rigorosamente as instruções da AES ELETROPAULO, conforme Capítulo das CONDIÇÕES GERAIS PARA FORNECIMENTO.

4. Cuidado na Execução de Serviços de Manutenção e Reparação

Os equipamentos e instalações devem ser mantidos em perfeito estado de funcionamento e para isso, necessitam de adequados serviços de manutenção, inclusive limpeza, além dos serviços de reparação que se fizerem necessários.

Tais serviços devem ser executados por profissional devidamente habilitado, conforme previsto nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, na legislação vigente e nas determinações do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA.

Para que a execução desses serviços seja feita com segurança, devem ser atendidas as seguintes recomendações:

4.1. As chaves para seccionamento (chaves desligadoras) de circuitos e de equipamentos devem estar à vista (junto aos equipamentos), e devem ter dispositivos de abertura que sejam visíveis;

4.2. Ao ser efetuada a operação de desligamento para execução de serviços, deve ser constatado se houve efetivamente a abertura das três fases;

4.3. Os dispositivos de seccionamento (disjuntores, chaves), os quais necessitam permanecerem desligados durante a execução dos serviços devem após o seu desligamento, receber sinalização e travamento por equipamento conveniente (cartão de impedimento, bandeirolas, etiquetas de aviso e "block out"), a fim de evitar que inadvertidamente, sejam religados por pessoas estranhas aos serviços;

4.4. Nunca efetuar empréstimos de energia e interligações elétricas, fixas ou por meio de chaves ou quaisquer outros dispositivos, entre unidades consumidoras distintas, sob qualquer alegação;

4.5. Em entradas consumidoras primárias com circuitos internos e diversos postos de transformação, com diversos transformardores de serviço, ou com gerador particular, devem ser adotados cuidados especiais contra risco de acidentes por corrente de retorno. O trecho da instalação programado para ficar fora de operação durante a execução dos serviços, deve ser desligado tanto pelo lado da fonte como pelo lado da carga, sendo recomendado seu aterramento temporário;

4.6. Deve ser realizada verificação de ausência de tensão, bem como, fazer uso de aterramento, para a realização de trabalhos de manutenção, pois estas ações são fundamentais para a segurança no desempenho do serviço.

4.7. Substituição de Fusíveis Queimados:

4.7.1. Nas chaves fusíveis instaladas no poste da Concessionária, a substituição dos fusíveis somente pode ser efetuada por funcionário da AES ELETROPAULO que, para isso, deve receber imediata comunicação da ocorrência.

4.7.2. Nos dispositivos fusíveis instalados na SEE, a substituição dos fusíveis deve ser feita pelo cliente, observando as seguintes recomendações:

4.7.2.1. Antes de substituir um fusível queimado, inspecionar as instalações correspondentes, a fim de apurar e sanar prováveis defeitos que tenham ocasionado a queima;

4.7.2.2. Devem ser utilizados todos os EPI e EPC, citados anteriormente;

4.7.2.3. Na atividade de abertura de Base Fusível, Chave Fusível e Chave Faca, em carga é indispensável à utilização do Dispositivo Interruptor de arco - voltaico (Load Buster).

Nota: Todos os trabalhos em sistemas elétricos de potência devem possuir, obrigatoriamente, um responsável técnico, pelos serviços a serem realizados e ordens de serviços, nas quais devem constar o planejamento do trabalho e os requisitos de segurança a serem atendidos, para a execução da atividade.

5. Cuidados Diversos Referentes aos Recintos das Instalações

5.1. Manter bem conservada e devidamente fixada na porta de acesso, a placa de advertência que contém a descrição: "PERIGO DE MORTE - ALTA - TENSÃO" e os símbolos indicativos desse perigo.

5.2. Não permitir a entrada de pessoas não habilitadas.

5.3. Conservar sempre livre a entrada de acesso.

5.4. Ter à mão utensílios para iluminação de emergência (faroletes, lanternas etc.), para se locomover com segurança caso falte energia.

5.5. Fechar a porta ao sair e não deixar a chave ao alcance de pessoas não habilitadas.

5.6. Manter os recintos limpos, livres de poeira, teias de aranha, e de outros elementos que em contato com umidade possam tornar-se condutores de elétricidade.

5.7. Não guardar materiais ou ferramentas nesse recintos.

5.8. Nunca desligar os condutores de aterramento, e verificar periodicamente o valor das resistências das ligações à terra.

5.9. Em caso de incêndio desligar a energia elétrica e usar somente extintores de CO2 ou pó químico seco (nunca utilizar água).

5.10. Para acesso às subestações de entrada de energia, seja para manutenção ou simples visita, todas as portas de acesso deverão ser mantidas abertas durante todo o tempo de permanência na subestação.

As instalações elétricas devem ser inspecionadas frequentemente.
Este é o modo mais seguro para evitar acidentes.

Voltar