MANUAL DE CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
Apresentação
Nosso objetivo é de forma simples transmitir os conceitos básicos que envolvem o assunto permitindo que nossos clientes acompanhem o processo de dimensionamento e instalação do banco de capacitores a ele indicado.
De forma alguma temos a pretensão de fazer deste uma ferramenta definitiva, mas sim torna-la um instrumento de apoio e referência. Nosso compromisso é tornar o assunto transparente.
A maneira mais pratica e usual de correção do fator de pontencia (compensação reativa) é a instalação de capacitor.
Introdução
A Correção do fator de potência através, principalmente, da instalação de capacitores tem sido alvo de muita atenção das áreas de projeto, manutenção e finanças de empresas interessadas em racionalizar o consumo de seus equipamentos elétricos. Objetivando otimizar o uso da energia elétrica gerada no país, o extinto DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica), atualmente com a denominação de ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), através do Decreto Nº 479 de 20 de março de 1992 estabeleceu que o fator de potência mínimo deve ser 0,92.
Com o avanço da tecnologia e com o aumento das cargas não lineares nas instalações elétricas, a correção do fator de potência passa a exigir alguns cuidados especiais.
Este manual tem como objetivo dar orientação para uma correta instalação de capacitores, corrigindo efetivamente o fator de potência e proporcionando às empresas maior qualidade e maior competitividade.
A WEG possui uma ampla linha de capacitores, contatores especiais e fusíveis apropriados para a correção e em conformidade com as normas e padrões de qualidade nacionais e internacionais.