Mercado Livre
O que é?
Mercado Livre de Energia é o mercado onde os consumidores podem escolher livremente seus geradores de energia, negociando livremente preços e prazos, tendo a oportunidade de um atendimento personalizado, conforme suas características de consumo, o que é impossível no mercado cativo. O consumidor tem a possibilidade de traçar estratégias de contratação, podendo ter economias substanciais em relação ao mercado cativo.
Quem pode?
Os Consumidores Livres são aqueles cuja a demanda de energia em qualquer segmento horário, isto é, Ponta ou Fora de Ponta, tenha contrato igual ou superior a 3.000 kW (3 MW).
Este tipo de consumidor pode adquirir, no mercado livre, energia de qualquer fonte de geração, seja ela Hidrelétrica ou Termelétrica, etc.
Os Consumidores Especiais são aqueles cuja demanda de energia em qualquer segmentos horário, isto é, Ponta ou Fora de Ponta, tenham demanda contratada de 500 kW (0,5 MW) até 3.000 kW (3 MW), podendo ser cargas únicas ou a soma de cargas, desde que sejam empresas coligadas com comunhão de interesse, isto é, mesmo CNPJ (empresas de mesmo grupo empresarial).
Este tipo de consumidor, no mercado livre, somente pode adquirir energia de fontes incentivadas, que são:
- PCHs: Pequenas Centrais Hidrelétricas, que são usinas hidrelétricas com potência instalada de até 30.000 kW (30 MW);
- Biomassa: Termelétricas cujo combustível seja, por exemplo, bagaço de cana de açúcar, casca de arros, detritos urbanos, etc.;
- Eólica: Fonte de geração que utiliza a força dos ventos;
- Solar: Fonte de geração que utiliza a energia do sol;
Tanto os Consumidores Livres como os Consumidores Especiais, no mercado livre têm a liberdade de negociar a compra de energia elétrica, negociando livremente preços e prazos, podendo ser comprada na totalidade ou parcialmente.